Quem aí já ouviu falar na análise de viabilidade econômica e financeira? Conforme explica o mediador de projetos bilionários, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, essa análise é a comparação de alguns investimentos que podem ser viáveis, ou não, para uma empresa. Por isso ela é necessária para não se arrepender das decisões tomadas futuramente por um investidor. Se você se interessou, continue lendo a matéria para saber mais.
Motivos para fazer a análise
Imagine que um investidor decida apostar em algum projeto sem conhecimento prévio do assunto, e que após um certo período ele acaba se prejudicando pela quantidade gasta e pelo pequeno retorno que recebeu. Ou então esse mesmo investidor sabe que o projeto trará recursos, mas não sabe o período de tempo que levará até que ele consiga o retorno esperado. Esses são dois dos vários motivos pelos quais alguém deve fazer uma análise financeira.
Como fazer essa análise
Agora, para fazer essa análise, é necessário seguir alguns processos de projeções, como a projeção de receitas do projeto, a projeção de custos, bem como o cálculo das despesas e dos investimentos que terão que ser feitos. Para Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, todas as etapas são de extrema importância para o cálculo de cada valor gasto ou guardado na hora de investir em qualquer projeto.
Etapas da análise
Para entender melhor, dentre as etapas citadas acima, o investidor precisará seguir métodos e conhecer bem o mercado em que ele irá investir. Após isso, ele deve escolher a melhor opção de indicador que analisa os fluxos de investimentos para o setor que ele deseja, além de ter que ficar de olho no fluxo de caixa constantemente, de onde entra e sai os valores de uma empresa.
Conforme explica Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, após seguir as etapas de conhecer o mercado de investimentos, escolher uma boa opção de indicador de investimentos, observar o fluxo de caixa da empresas e observar se todos os cálculos antes feitos estão de acordo e dentro do orçamento, é só investir da melhor maneira, de forma que o retorno seja igual ou maior do que o esperado pelo investidor e pela empresa.
Sendo assim, para que não haja arrependimentos, nem uma decisão precipitada e sem fundamentos básicos, cálculos são necessários para que haja um bom retorno. Para isso, a análise de viabilidade econômica e financeira vem para ajudar os investidores a terem um bom retorno a partir das escolhas e estudos para o crescimento do mercado financeiro, visando no bem-estar da empresa e de todos os que dependem dela.