A filantropia é um meio de ajudar a sociedade através de práticas empáticas que visam suprir as necessidades dos menos afortunados. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, renomados filantropos, entendem que fazer filantropia na área da saúde é uma prática que amplia o acesso à mesma.
Mas, e você, deseja ser um filantropo? Então acompanhe esse artigo, e saiba mais.
Filantropia
Primeiramente, é preciso entender o que é filantropia. De acordo com os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, significa “um profundo amor para com a humanidade”, e é uma ação que visa auxiliar o próximo, por intermédio de atitudes solidárias.
Diante disso, muitas pessoas desejam fazer filantropia na área da saúde, tendo o objetivo de levar o acesso à mesma para aqueles que o governo não foi capaz de disponibilizar. No entanto, para aderir a filantropia, é necessário que o indivíduo observe alguns elementos que permitirão saber se o perfil está apto para essa prática.
Fazendo filantropia
Como apontam o célebre Wemerson Paneguini, antes de fazer filantropia na área da saúde, deve-se observar alguns pontos importantes, como prever as doações que cabem dentro do seu orçamento, analisar se essas não interferiram negativamente no sistema financeiro da família, e escolher instituições para realizar as doações.
É importante que se preveja se as doações cabem dentro do seu orçamento antes de fazer filantropia na área da saúde, pois as doações são realizadas periodicamente, e são fundamentais para os hospitais filantrópicos adquirirem recursos para manterem e expandirem seu atendimento à população carente.
Outrossim, deve-se analisar se as doações não interferiram negativamente no orçamento familiar, porque o conceito de fazer filantropia é auxiliar a levar qualidade de vida às pessoas, e não tornar a vida dos colaboradores mais dificultosa. Por isso, precisa-se efetuar doações de forma sustentável, de modo que não haja interferência no momento de suprir as necessidades familiares.
Ademais, como ressalta Ana Lúcia Lopes Paneguini, para fazer filantropia na área da saúde é preciso procurar pelas instituições em que se almeja efetuar as doações. Para isso, pode-se fazer uma pesquisa na internet procurando por hospitais filantrópicos que precisam de doações.
Aliás, lembre-se que as doações também são arrecadadas em eventos sociais.